terça-feira, 8 de março de 2011

08/03 - O Grande Dia - Internacional da Mulher

Para celebrar o nosso dia, que já venho 'comemorando' há alguns posts, decidi postar um material muito legal sobre as deusas gregas. vocês encontrarão o nome em grego e em romano, pois, para as que ainda não sabem, as deusas gregas e romanas são as mesmas, mudam-se os nomes.

Em qual destas deusas você se reconheceu?

Acho que tenho um pouco de cada dentro de mim!

À todas nós, mulheres mães, mulheres apenas, fica o meu PARABÉNS por todas as conquitas que atingimos.

As sete Deusas Gregas

1. ARTÊMIS / DIANA
Ártemis (Lua): é a mulher atlética, que aprecia a vida ao ar livre e os animais. Ama a natureza e
dedica-se á proteção do meio ambiente. Respeitada, sabe viver só e sente-se bem assim. Pode ser vingativa e cruel, se ultrapassarem o limite imposto por ela mesma no seus encontros.
· irmã gêmea de Apolo, deus do Sol. Sua mãe, Leto, era uma divindade da natureza, filha de
Titãs. Seu pai era Zeus, deus líder do Olimpo.
· Deusa do parto.
· Pedido ao pai: arco e flechas, uma quadrilha de cães de caça, ninfas para acompanhá-la uma túnica curta para correr, montanhas e selvas como seus lugares especiais e a castidade eterna. Seu pai lhe concedeu tudo e mais o privilegio de fazer suas próprias escolhas.
· Deusa da caça e da Lua – personifica o espírito feminino independente. Podia objetivar qualquer alvo e sempre acertá-lo.
· Capacidade de concentração e direcionamento possibilitam-na atingir qualquer meta.
· Como deusa virgem, era imune de se apaixonar e representa um sentido de integridade, uma atitude de cuidar de si mesma. Esse arquétipo possibilita a mulher sentir-se completa sem um homem.
· Representa as qualidades do movimento feminista: empreendimentos e competência, independência dos homens e das suas opiniões, e preocupação pelos atormentados, pelas
mulheres fracas e pelos jovens. Irmandade entre as mulheres.
· Afinidade com a selva e a natureza não doméstica, responsável pela identificação que algumas mulheres experimentam entre si mesmas e a natureza, quando saem com mochilas pelas montanhas, adormecem no luar, caminham numa praia deserta etc.
a) Trabalho: Empenha-se no trabalho que tem valor subjetivo para ela. È estimulada pela competição e não se amedronta com oposição. Os interesses perseguidos por ela não têm valor
comercial e não conduzem a uma carreira. Algumas vezes, o interesse é tão pessoal ou fora do
comum, tão absorvente quanto ao tempo, que a falta de sucesso no mundo ou a falta de relacionamentos são garantidos.
b) Homens: Fraternal.
· Como sua irmã, Apolo é andrógino. O casal Ártemis-Apolo é o modelo mais comum de relacionamentos da mulher-Artemis. Pode resultar num casamento assexuado, amigável. Algumas mulheres até casam com homossexuais e valorizam o companheirismo e a independência que cada parceiro permite ao outro.
· O 2º padrão comum é o de envolvimento com homens que as sustentam. Tal homem é uma pessoa com a qual ela se sente à vontade. Se for incompatível pode lembrar os conflitos pai-filha: o marido não aprova suas atitudes, é rebelde etc.
· O 3º tipo de homem atraído pela pureza de Ártemis, sua virgindade e identificação com a natureza primitiva, é o tipo Hipólito, um jovem atraente, que se dedicou a deusa Ártemis e ao celibato. Tais homens que parecem ser tão puros, ficam ofendidos pela sexualidade pura e simples. Eles podem estar na fase final da adolescência ou no começo da fase adulta e ser castos.
c) Filhos: Estar grávida ou amamentando não é motivo de realização para a mulher- Ártemis. Não
sente atração para ser mãe, no entanto gosta de crianças. Quando mães, encorajam a independência, ensinam seus filhos a se defenderem sozinhos e pode ser cruel na defesa deles.
Não olham para trás com saudades da época que eram bebes, olham para frente, quando seus
filhos serão independentes.

2 - ATENAS OU MINERVA
Atená – (Palas): mulher extremamente profissional e prática, busca realizar-se numa carreira onde
possa mostrar sua sabedoria. Equilíbrio, cultura e educação. Não briga à toda, envolvendo-se em
causas justas, às quais defende com argumentos irrefutáveis, o que lhe concede quase sempre o
merecimento da vitória.
· Filha do pai: Saltou da cabeça de Zeus, usando uma lança aguda numa das mãos, emitindo um grito de guerra.
· Protetora, conselheira e patrona de homens heróicos, tomou o partido da patriarquia.
· Como deusa da sabedoria, era cohecida por suas vitórias e soluções práticas. Como arquétipo, é seguida por mulheres de mente lógica, governadas pela razão.
· Quando a mulher reconhece o modo intenso com que sua mente trabalha, como uma qualidade feminina, ela pode desenvolver uma auto-imagem positiva, ao invés de se amedrontar de estar masculinizada.
· Como deusa virgem, é como Ártemis, motivada por suas próprias prioridades. Difere desta no sentido que procura a companhia dos homens, precisa estar no meio da ação e do poder masculino.
· Personifica o “adulto sensível” com sua conformidade aos padrões adultos tradicionais e a falta de romantismo ou idealismo.
· É estrategista e eficaz para a guerra e outros assuntos políticos
· Como deusa das artes faz coisas que eram ao mesmo tempo úteis e esteticamente agradáveis.
· Enquanto arquétipo de “filha do pai”, representa a mulher que tende aos homens poderosos, que têm autoridade e poder (homem patrão). Muitas secretárias têm esse tipo.
· Vive o” justo meio termo”, nunca os excessos.
· Estar encouraçada é seu traço. As defesas intelectuais conservam tal mulher longe do sofrimento. NO meio da agitação emocional, permanece impermeável, enquanto observa, qualifica e analisa o que esta acontecendo.
· Mulher Atenas: Prática, desconfiada, desinibida, segura. Tipicamente tem boa saúde, não tem conflitos mentais e é fisicamente ativa. Usa roupas práticas, duráveis e sem influência da moda. a)Trabalho: trabalha em direção a um fim, aceita a realidade e se adapta. No lar, se sobressai nas
artes domésticas, usando sua mente prática e olho estético para dirigir uma ordem doméstica eficiente.
b) Relação c/ mulheres: Distante ou evitada. Têm falta de amigas. Competitiva.
c) Relação c/ homens: Atrai-se por homens bem sucedidos, e não tem paciência com pessoas
sonhadoras. Para ela, adjetivos como neurótico, bom coração e sensível, descrevem os perdedores.
Só os heróis tem vez. Gosta dos homens como amigos ou mentores, e não tanto como amantes.
Está muito presente entre as lésbicas.
d) filhos: Como mãe, não vê a hora de seus filhos chagarem a maturidade para fazerem projetos
juntos, e mostrar-lhes a vida. Adora filhos competitivos, extrovertidos e intelectualmente curiosos.

3 - HÉSTIA OU VÉSTIA
· Recusou-se a casar, permanecendo virgem para sempre. Então Zeus, lhe concedeu um privilégio, ao invés de um presente de casamento: ela tem seu lugar no centro da casa para receber o melhor em ofertas.
· Proporciona a mulher sentimento de integridade e inteireza. Se concentra em sua experiência interior subjetiva. Fica absorvida quando medita.
· Seu modo de aprender, é olhando-se interiormente, e sentir-se intuitivamente.
· Deusa da lareira: arquétipo ativo nas mulheres que acham que cuidar do lar equivale à meditação. Este arquétipo de desenvolve em comunidades religiosas.
· Arquétipo da mulher sábia que tudo passou e viu, portanto experiente.
a)Trabalho: falta-lhe ambição e ímpeto, não valoriza o poder. Destacam-se em profissões em que se requer calma e paciência.
b)Mulheres: tem poucos amigos e não se interessa por conversa fiada, política ou intelectual. Seu dom é ouvir com o coração compassivo, permanecendo centrada no meio de qualquer perturbação que uma amiga lhe traga, proporcionando um lugar caloroso ao lado de “sua lareira”.
c)Homens: sexo não é muito importante. Sexo é como vir para casa ou um santuário. Adapta-se
a forma tradicional do casamento. É fiel, embora não exija fidelidade. Pode aparentar dependência, porém mantém sua autonomia interior, uma em si mesma. Não precisa de um homem para sentir-se emocionalmente completa. Ela prefere cuidar do lar, aprecia a autonomia de decidir como será sua casa e gosta do amparo econômico que lhe permite tempo para sua dedicação.
d)Filhos: Pode ser um pouco desligada como mãe, quando se volta para o interior, e seu amor pode ser uma sombra por demais impessoal e não demonstrado. Mas usualmente dá aos filhos amor e atenção. Permite aos filhos que sejam eles próprios pois não tem ambições para eles. Seus filhos não precisam se rebelar.

4 - HERA OU JUNO
Hera – (Juno): mulher ligada ao poder. São as líderes políticas, governantes, regentes. Por outro
lado, são apegadas á tradição, não abrindo mão de um casamento convencional, com moralidade,
fidelidade e companheirismo, sendo boas esposas e “imperatrizes” em suas casas.
· Irmã e esposa de Zeus. Ciumenta, sua raiva dirigia-se à “outra” e nunca à Zeus. Outras essas que haviam sido estupradas e enganadas.Hera vingava-se nelas em seus filhos ou nos espectadores.
· Representa os três estados na vida da mulher: virgindade, casamento, separação e viuvez.
· Representa o desejo ardente de ser esposa. È capaz de se estabelecer numa relação, sr leal, fiel, suportando dificuldades com o companheiro.
· Casamento aqui tem três aspectos: a satisfação de uma necessidade interior, reconhecimento exterior entre marido e esposa e luta pela totalidade através do “matrimônio sagrado”.
· Reage a perda com raiva e não com depressão.
a)Trabalho: aspecto secundário em sua visa, porém pode ser boa e alcançar êxito aí. Contudo, se
não for casada, se sentirá fracassada.
b) Mulheres: Quando está só, mantém relações sociais, mas casada se afasta das amigas. Suas
amizades não são aprofundadas.
c)Homens: atraída por homens de sucesso. Supõe que sexualidade e casamento vêm juntos.
Depende do marido para despertá-la sexualmente. A idéia de sexo submisso provavelmente surgiu
com ela. O dia de seu casamento é o mais significativo de sua vida, na qual não existe a palavra
divórcio.
d)Filhos: São parte de sua função como esposa. Não é muito maternal, a menos que Deméter
apareça. Pode chegar a usar os filhos para manter o marido.

5 - DEMÉTER OU CERES
Deméter - é a mulher-mãe. Gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças.
Geradora não só da vida mas também de sentimentos, emoções, experiências. É a que protege, acolhe e alimenta, é a que se apresenta com reservas aparentemente inesgotáveis de energia. A
que cuida de tudo o que é pequeno, carente e sem defesa entre os dois mundos, não temendo a morte.
· Deusa do cereal, nutridora e mãe.
· 4ª esposa real de Zeus, também seu irmão, com teve uma única filha: Perséfone.
· O rapto de Perséfone: Ela estava colhendo flores quando foi atraída por uma flor. Ao estender a mão para pegá-la, o solo abriu-se emergindo das profundezas da terra, Hades em sua carruagem de ouro puxada por cavalos pretos. Ele apoderou-se dela e sumiu.
Deméter ouviu os gritos e procurou-a por 9 dias e 9 noites, sem nunca comer, beber nem dormir. Ela retirou-se do Olimpo indignada. Assim, nada podia nascer. Então Zeus implorou a Deméter que voltasse. Ela recusou-se e disse só mudar de opinião de Perséfone voltasse. Zeus trouxe a deprimida Perséfone de volta, mas antes Hades lhe deu algumas doces sementes de romã, que ela comeu. Correram, mâe e filha e se abraçaram, então Deméter pergunta se ela havia comido algo no mundo das trevas. Em caso negativo, ela seria completamente devolvida à mãe. Mas por haver comido, passaria dois terços do ano com a mãe e o restante com Hades.
· Arquétipo da mãe, fornecedora de alimentos materiais e espirituais. Motiva as mulheres a nutrirem os outros, serem generosas no dar. Representa o instinto materno, o desejo de estar grávida e de ter bebê, ou ainda ser mãe de criação, babe ou algo no qual possa expressar o amor maternal. Como mãe angustiada, vive em depressão.
a)Trabalho: Profissões educativas ou de assistência, inclinadas a empregos “femininos”.
b) Mulheres: Qualquer inveja ou ciúme será em relação aos filhos. Sendo estéril, sente-se
amargurada pela gravidez de outra. Ressente-se com as feministas por desvalorizarem o papel da maternidade; querem ser mães tempo integral e agora sentem-se pressionadas a trabalhar fora do
lar. Têm muitas amigas com as quais trocam apoio emocional.
c)Homens: Atrai homens que se afinam com mulheres maternais. Não escolhe, é escolhida, e pode
permanecer com um homem pôr pena. Têm muita expectativa sobre os homens, mas freqüentemente os vêm como “eternos meninos”. Sua sexualidade não é muito importante.  ardente, afeutuosa e feminina, mas prefere mais ser abraçada do que fazer amor.É Algumas são puritanas com sexo. Dão mais importância à amamentação do filho do que a fazer sexo com o marido.
d)Filhos: São mães extremamente dedicadas ou terríveis. Só têm consciência de suas intenções
positivas, não dos elementos negativos, que, pôr vezes, envenenam seu relacionamento com os
filhos. Quando é “deixada pelo filho”, sente que seu senso de significado foi raptado, pois seu filho
era como uma extensão de si mesma, compartilhando os mesmos valores. Vive deprimida e zangada, e pára de atuar como mãe. Algumas temem o abandono desde que a criança nasce, e
assim, limitam a independência e o relacionamento com os outros. Pode ser do tipo que nunca diz
não ao filho, não estabelecendo limites.

6- PERSÉFANE OU CORÉ
Perséfone: mulher atraída pelo mundo espiritual, pelo que está oculto modesta e discreta, mostra-se misteriosa e mística, reservada e inquietante. Vive dividida entre o mundo real e o desconhecido. Poder ser ou Ter pensamentos sombrios, apesar de compreender o hiato que existe Ao voltar do inferno, diz a mãe foi obrigada pôr Hades a comer, o que não era verdade. Deméter aceita a história e o padrão cíclico se segue.
· Enquanto personalidade, predispõe a mulher a não agir, e sim, a ser conduzida pelos outros, a ser complacente na ação e passiva na atitude.
· Coré significa “jovem anônima”, representando a jovem que não sabe quem é e está inconsciente de seus desejos e força. Sua atitude é de eterna adolescente indecisa.
· Como arquétipo de “filha da mãe”, acredita que a mãe sabe melhor qualquer coisa, quer agradar a mãe, sendo obediente.
· Como arquétipo da “mulher-criança” (antes do rapto), vive inconsciente de sua sexualidade e beleza, permanecendo assim, em geral, pelo resto da vida.
· O aspecto de rainha do inferno e guia do mesmo, desenvolve um resultado de experiência e crescimento. Simbolicamente, o inferno pode representar camadas mais profundas da psiquê. E neste caso, representa a habilidade de movimentar-se de um lado para outro, entre a realidade do mundo” real” baseada no ego e o inconsciente ou realidade arquetípica psiquê. Quando este arquétipo está ativo, é possível para a mulher integrar os dois aspectos em sua personalidade.
· As mulheres Perséfone, podem permanecer receptivas à mudança e jovens de espírito durante toda a vida.
a)Trabalho: Inclina-se a ter vários empregos, ao invés de uma profissão, e tende para onde a
família e os amigos estão. Se sobressai em empregos que não requerem iniciativa ou persistência.
Gosta quando tem um patrão a quem agradar. Embora o trabalho não seja importante, pode tornar-se diferente com o aspecto rainha do inferno. Então vai entrar num campo criativo, psicológico ou espiritual.
b) Mulheres: Sente-se bem com jovens como ela, e habitualmente experimenta novas situações em companhia de outras garotas, e não sozinha. Se é bonita, atrai mulheres amigas que não pensam em si mesmas como mulheres femininas, e acabam projetando sua feminilidade não desenvolvida nela, passando a tratá-la como alguém especial. Se for tratada como frágil durante a vida, assumirá esse papel. Sua amiga mais íntima, geralmente, tem forte personalidade. Perséfone evoca respostas maternais em suas relações com as mulheres.
c)Homens: Três tipos são atraídos pôr ela: os tão jovens e inexperientes como ela; os malandros
atraídos pôr sua inocência e homens que não se sentem confortáveis com mulheres amadurecidas.
A relação com um homem pode ser o meio que a faz separar-se da mãe dominadora. A mulher na
fase Perséfone jovem, é como Bela Adormecida ou Branca de Neve, inconsciente de sua sexualidade, espera o príncipe vir acordá-la. E então, se descobrem mulheres apaixonadas e orgásmicas, um efeito positivo em sua auto -estima, pois antes sentia-se uma garota disfarçada de mulher. Pôr natureza, se submetem a opinião da pessoa mais forte. Não são competitivas e nem atrevidas.
d)Filhos: Não se sente autêntica como mãe, sendo insegura ( precisa Ter Deméter ativada para
sentir-se mãe). Pode alimentar a imaginação de seus filhos e capacidade de brincar, compartilhando esses aspectos de si mesma com eles. Se ela cresceu além de Coiré-Perséfone, pode criá-los com vistas a valorizar a vida interior como fonte de criatividade.

7 - AFRODITE OU VÊNUS
Afrodite – (Vênus): é a mulher que se deixa levar pelo amor. Feminina, atraente, pode vir a usar o
amor como arma mortal, satisfazendo seus desejos. Sensual, sensível e refinada, está voltada principalmente para os relacionamentos humanos, para a beleza e inspiração nas artes.
· A mais bela das deusas.
· Seu arquétipo governa o prazer do amor e da beleza, da sexualidade e da sensualidade das mulheres.
· Afrodite impele as mulheres a preencherem funções criativas e procriativas, toda mulher apaixonada está embebida deste arquétipo.
· É mais reconhecida pela sua atratividade do que pôr sua aparência. Seu arquétpo cria um carisma pessoal, um magnetismo.
a)Trabalho: Deve envolvê-la emocionalmente e gosta de variedade e intensidade. Somente quando está totalmente ocupada criativamente é que age bem. Assim, é provável ser encontrada na arte, música, escrita, dança, ou terapeuta, professora. Faz o que gosta, não o que dá dinheiro
b) Mulheres: Estimula ciúme, e medo de perda em muitas mulheres que veêm seus maridos reagindo a elas com crescente animação. Afrodite se abala com tais cenas de ciúmes, pois ela não é possessiva nem ciumenta. Têm várias amigas extrovertidas como ela. Algumas mulheres
descobrem Afrodite através de relações homossexuais.
c)Homens: Tendem para homens que não são bons para elas, geralmente criativos, complicados,
mal humorados ou emotivos. Tais homens não objetivam postos elevados ou autoridade, e não querem chefiar assuntos domésticos ou serem maridos ou pais.
d)Filhos: Gostam de crianças, o que é recíproco. E consegue um nível de comunicação profundo com a criança, através de seu olhar não julgador e compreensivo. Inspira os filhos com seu entusiasmo. Seus filhos geralmente têm sucesso. Ela sabe cativar os filhos, o que pode causar danos, complexos de Édipo etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário