quinta-feira, 10 de março de 2011

CHUPETA - COMO ACABAR COM ESTE VÍCIO?

Oi Meninas,

Acho que ainda não comentei com vocês a tática que utilizei para tirar a chupeta do Lucas, né?

Durante toda a gestação, meu marido e eu já tínhamos combinado: NADA DE CHUPETAS!! Haha, na 2ª noite de choro providenciamos uma... E, realmente, é um alívio! Faz um bem muito grande aos pais! Acho que a chupeta é como a tampa da caneta para nós, adultos, ou cantinho de unha, para as mulheres (e homens, por que não?), é um recurso para descarregar a tensão...

Tomamos o cuidado para comprar chupeta com bico ortodôntico, da NUK, que dizem ser uma das melhores. E não temos mesmo do que nos queixar em relação a marca. O Lucas só usou chupetas desta marca e quando comprei uma da MAM ele não aceitou.

Acontece que depois de um tempo, começa a ficar feio, né? Seu bebê já anda, pronuncia algumas palavras, já é um 'homenzinho'...e utiliza a chupeta...

Então nós, mães e pais, antenadas(os) nas vivências de outras mães e pais internautas, vamos utilizando das dicas e ajustando-as de acordo com nossas necessidades.

Bom, daí que comigo e com o Lucas foi assim: eu já tinha guardado na minha memória duas maneiras bem interessantes de tirar a chupeta:
    1. Esperar por um acontecimento marcante, que vá mudar a rotina da criança, e explicar que nesta 'nova fase' não há mais a necessidade da chupeta.
    2. Amarrar a chupeta na cama da criança. Sempre que ela quisesse teria que ir até o quarto. Até cansar...
Acho a 2º sugestão muito legal. Mas do jeito que meu pequeno é esperto ele ía aprender como desamarrar rapidinho...

Já a 1ª sugestão, confesso que vinha guardando para quando mudássemos para o apartamento. Só que como achei que  esta data se prolongaria resolvi criar o meu método. Foi assim: na véspera do aniversário de 2 anos do Lucas, ao deitarmos para dormir, conversei com ele sobre o uso da chupeta. Nem sei se ele estava entendo, mas propus que ele tentasse naquela noite dormir sem a dita cuja. Ele chorou, chorou, chorou e dormiu. No dia do aniversário, como foi muito agitado, ele sequer lembrou da chupeta. Ao chegarmos em casa ele já estava desmaiado na cadeirinha do carro. No 3º dia (era um domingo) aproveitei para brincar muito com ele, para que ele não tivesse tempo de pensar em outras coisas... Brincamos de pega-pega, motoca, tocamos violão, aliás, meu marido tocou, enfim, final de mais um dia sem chupeta.

Bom, no final do domingo tivemos que conversar com a minha sogra, pois ela quem fica com o Lucas às segundas. Tudo combinado. Segunda quando eu cheguei do serviço recebi a notícia de que ele chorou o dia inteiro e não dormiu. Cansado, após o banho e uma bela mamadeira, dormiu.

E assim, foi  indo. Todos empenhados. Não foi sofrido, nem tampouco complicado. Avisamos a escolinha, também, que nos apoiou bastante.

Pronto, o vício acabou.

E vocês? Quais foram os métodos utilizados para tirar a chupeta de seus filhos?

Um comentário:

  1. Oi Andreza!
    Cheguei no seu blog através do clube casamenteiras.
    Tenho um casal de gêmeos de 5 anos e uma adolescente de 16.
    É claro que chuparam chupeta...imagina... dois chorando...a chupena foi um alívio para nós pais, como você mesma disse.
    Antes de fazerem 2 aninhos, no natal de 2007, tivemos a triste idéia de trocar as chupetas por bicicletas. Digo triste, pois quem saiu como vilão foi o nosso querido papai noel. Na véspera do natal deixaram o chupeta na árvore e foram dormir. No dia seguinte, acordaram e foram direto conferir a troca do papai noel. Ficaram encantados com as bicicletas. Durante o dia, foi uma festa!
    Mas na hora de dudu, foi o maior estresse, um chororô interminável, crianças nervosas... Mas fomos firmes na decisão e não voltamos atrás.
    O drama durou três ou quatro loooongos dias, não lembro ao certo. Depois veio a calmaria...Graças a Deus!
    E ainda achamos graça da Isa que no final de tudo, perguntou:
    "-Mãe, será que esse papai noel vai pegar nossa dedeira também?"
    E um segredinho: até hoje não tirei a dedeira, eles mamam pela manhã e de noite.
    E essa é a nossa versão chupetística!
    Espero que em breve tenhamos uma versão mamaderística pra contar.
    Gostei demais do seu blog e já estou seguindo...
    Beijocas,
    Marcela.

    ResponderExcluir