terça-feira, 29 de março de 2011

DICA DE LEITURA PARA NOSSOS FILHOS - MÊS DE ABRIL

Pessoal,
Pretendo postar todo início de mês uma dica de leitura para nossos filhos - dos 2 aos 18 anos - recomendados por educadores altamente qualificados.
Vamos lá!
Para o mês de abril:

2 anos
Título: LIVRO DE HISTÓRIAS
Autor: Georgie Adams
Editora: Companhia das Letrinhas
Este livro apresenta alguns clássicos como "Chapeuzinho Vermelho", "Os Três Porquinhos", "Cachinhos Dourados". O contato com diferentes versões de uma história já conhecida pelas crianças é muito recomendado, pois podem fazer reflexões, observar semelhanças e particularidades de cada um dos contos conhecidos.
Este livro foi indicado por ninguém menos que Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Revista Nova Escola e especialista em Educação Infantil.

3 anos
Título: O URSINHO APAVORADO
Autor: Keith Faulkner
Editora: Companhia das Letrinhas
Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.
Clélia Cortez, assessora pedagógica, é quem indica a leitura deste livro.

4 anos
Título: A COBRA ZOLA
Autor: Maria José da Serra
Editora: Le
Com um pouco de massa de modelar, as crianças fizeram a cobra Zola e dali surgiu uma divertida história.  O livro desperta para a possibilidade de brincar de modelagem com canções, rimas e exercícios de ritmo.
Indicado pela professora Márcia Tim.

5 anos
Título: A VELHINHA QUE DAVA NOME ÀS COISAS
Autor: Cynthia Rylant
Editora: Brinque Book
Uma história delicada que fala sutilmente sobre o amor, a velhice e o medo da morte.
Indicado pela educadora Theodora Maria Mendes de Almeida.

6 anos
Título: O POTE VAZIO
Autor: Demi
Editora: Martins Editora
Essa é uma fábula sobre a honestidade, contada por Demi em um texto simples, mas primoroso. Essa história não deve ser lida com a intenção de ensinar as crianças. Toda fábula tem uma lição de moral, mas são as crianças que devem percebê-la.
Idicado pela professora Karina Tamborlim Simões.

7 anos
Título: O GRÚFALO
Autor: Julia Donaldson
Editora: Brinque Book
Este é um conto de repetição, ou seja, uma história em que as situações vão se repetindo com cada vez mais informações. Esse tipo de narrativa é ótimo para essa fase da infância. As crianças se envolvem com a história e repetem as frases conforme vão lendo.
Indicado pela professora Lara Pecora Polazzo.

8 anos
Título: RUBENS, O SEMEADOR
Autor: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Ruth Rocha conta a história de Rubens, o ilustrador do livro, que começou a plantar árvores quando ainda era criança. É uma verdadeira declaração de amor às árvores. E com ele as crianças aprendem o nome e as características de diversas espécies.
Indicado pela coordenadora Vânia Barone e pela bibliotecária Marilda Mitsui.

9 anos
Título: ROBIN HOOD
Adaptação: Telma Guimarães M. de Castro
Editora: Scipione
A história do herói que roubava os ricos para dar aos pobres é adaptada por Telma Guimarães, que dá o toque ideal para divertir os jovens leitores.
Indicado pela professora Heloísa Paes Leme.

10 anos
Título: PLUFT, O FANTASMINHA
Autor: Maria Clara Machado
Editora: Agir
Esta obra de 1955 tem uma linguagem diferente para as crianças, pois é uma peça teatral que estimula a imaginação por meio do seu texto movimentado e de suas belas ilustrações.
Indicado pelas educadoras:  Ivany Colella Novaes, Adriana Pereira Caporal e Leda Marques Lima.

11 anos
Título: APRENDIZ DE INVENTOR
Autor: João Carrascoza
Editora: Ática
Este livro de aventura desperta a criatividade das crianças ao apresentar um monte de invenções “maluquinhas”. Após a leitura, proponha que o jovem invente alguma coisa.
Indicado pela professora de Língua Portguesa Ana Elvira Casadel Iorio.

12 anos
Título: WILLIAM SHAKESPEARE E SEUS ATOS DRAMÁTICOS
Autor: Andrew Donkin
Editora: Companhia das Letras
A vida de Shakespeare contada em uma linguagem fácil e divertida. Traz muitas informações sobre a época em que o dramaturgo viveu e sobre o teatro.
Indicado pela professora de Língua Portguesa Carolina Yokota de Paula Lima.

13 anos
Título: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
No meio do Holocausto, nasce uma bela e forte amizade entre uma criança alemã e uma judia. É a história do nazismo vista por um viés doce e terno. Emocionante e imperdível.
Indicado pelo assessor de Língua Portguesa Marco Antonio Tiago.

14 anos
Título: A HORA DA ESTRELA
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Apesar de ter uma linguagem acessível, é bastante profunda e irônica. É importante não se ater apenas à história narrada, mas explorar também a personalidade e o perfil psicológico construído pela autora para cada personagem. A Hora da Estrela é um dos poucos trabalhos da escritora que se atém mais aos fatos do que à subjetividade intimista.
Indicado pela professora de Língua Portguesa Susana Cardoso Allegretti.

15 anos
Título: A MAIS BELA NOIVA DE VILA RICA
Autor: Josué Montello
Editora: Nova Fronteira
Além de o enredo estar ligado ao Arcadismo, movimento estudado no Ensino Médio, a obra traz detalhes da Inconfidência Mineira, com suas intrigantes conspirações. Interessante não apenas para alunos do ensino médio, para todos que se interessam por história.
Indicado pela professora de Língua Portguesa Neusa Sallal.

16 anos
Título: DOM CASMURRO
Autor: Machado de Assis
Editora: Saraiva
Uma obra para conhecer o texto de Machado de Assis e perceber a sua genialidade. Explora a questão do adultério, que incomoda, mas ao mesmo tempo faz pensar e discutir. Por apresentar apenas a versão do narrador, em primeira pessoa, ajuda a desenvolver o senso crítico. O romance contém todas as peculiaridades do texto de Machado: a ironia, a elegância, a forma como ele desmascara a burguesia, etc.
Indicado pela professora de Literatura Gisele de Oliveira Cavaglleri.

17 anos
Título: POEMAS DE MANUEL BANDEIRA - 50 POEMAS ESCOLHIDO PELO AUTOR
Autor: Manuel Bandeira
Editora: Cosac & Naify
O Manuel Bandeira tem uma sofisticação e ao mesmo tempo uma simplicidade incríveis. Ele aproxima a música da fala de forma que um leitor desavisado não percebe que ali tem um poema. Ele afina os ouvidos para a poesia..
Indicado pela coordenadora Ana Lúcia Parro e a professora de português Helena Weisz.

18 anos
Título: O VELHO E O MAR
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil
Último romance do escritor norte-americano Ernest Hemingway, cuja escrita é marcada pela brevidade e precisão. O livro, que narra a luta de um velho pescador em busca de um peixe gigante, foi premiado em 1952 com o Pulitzer e em 1954 com o Prêmio Nobel.
Indicado pela equipe do Movimento Educar para Crescer.

Vou providenciar a compra do livro para o meu filhote! Boa leitura para vocês!

Beijos

Um comentário:

  1. Olá Andreza, vim agradecer sua participaçao no meu sorteio! Adorei seu blog e já estou te seguindo. Esta lista de livros por faixa etária é um show. Beijos e um ótimo final de semana. Boa sorte no sorteio!

    ResponderExcluir