quinta-feira, 17 de março de 2011

FILHOS

Ontem, passei pelo blog da Dri Viriato e me encantei com a cartinha que ela escreveu para o seu filho, o Alessandre. Daí, na volta do serviço, tive a grande idéia de fazer um caderno de anotações do Lucas para o ele ler quando puder.

Enquanto rascunhava, decidi começar a listar as palavras que ele já diz. Tanto porque sempre que vamos nas consultas da APAE a psicóloga me pergunta sobre o vocabulário e a fono dele...

Então, listei as palavras e as sentenças que mais ouvimos e que vieram à minha mente. São elas:

Ai, meu olo! = Ai, meu olho! (irritado com o shampoo)
Pála, pai! = Pára, pai!
Tô vê, tô vê... = Deixa eu ver
Tá eado = Tá gelado (quando tá quente ele fala direitinho)

Essa é muito boa: bichiconenem... Alguém sugere?

Ainda temos no quesito nomes:

Vô Maio = Vô Mario
Vó Véa = Vó Vera
Vó Ês = Vô Inês
Tia Adi = Tia Adri
Ô = Rô
Fifia = 'nossa' cadelinha Sofia
Eando = Leandro, o pai.
Antessa = Andreza, eu, a mãe
Uca = Lucas

E as palavrinhas:

anone = danone
mama = madeira
fé = café
anana = banana
açã = maçã
kult = yakult
cóia = escola
papato = sapato
mea = meia
caça = calça
calto = talco
dindin = $$
rois = arroz
coate = chocolate
xuco = suco

Também já diz:

Amo a mamãe
Amo o papai
Amo a mamãe, o papai, a vovó, o vovô, a Bia, o tio Mauro, a tia Paula, a tia Adi, a tia Van, tudo tudo...
Acorda mãe (enquanto separa minhas pálpebras)
Oi, mamãe... quando me vê chegar (sempre me derreto nesta hora)
Putz
Opa!
Caiu tudo, tudo, tudo
Quero água
Tá sujo?
Quero feijão
Quero carne
Quero uva
Ameixa
Pizza

O Lucas adora assistir HI-5 e demais do Discovery Kids. Na Futura ele assiste Madeleine, As Trigêmeas e Histórinha de Dragão no quesito desenho, mas gosta daquele programa de histórias africanas.

E nestes últimos dias, com já 2 anos de idade, ele decidiu mudar de horário, acreditam? Não há quem o acorde quando retorna da escola. E decide acordar quando estamos indo deitar... Tomara que seja reflexo do Carnaval, só. E que passe o mais rápido possível...

E seus filhos, o que eles vem fazendo?

Um comentário:

  1. Uma frase a dizer:
    -Já vi esse filme!
    Só que com aquele olhar de gente bêbada, sabe?
    Tudo em dobro...rsrsrs.
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir